A idéia do Blog começou com minha viagem a Paris em Setembro e Outubro. A intenção era compartilhar de forma mais fácil e democrática minhas experiências gastronômicas em terras francesas.
Após meu retorno senti falta das postagens e decidi portanto dar continuidade ao blog com dicas de restaurantes, receitas e eventos que o L'atelier realiza.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Debutando em Chás de Bebê


Olá!
Uma das minhas sobrinhas está grávida e como não poderia deixar de ser me propus a ajudá-la a organizar o tradicional Chá de Bebê.
Como não sou das mais assíduas frequentadoras deste tipo de "evento" saí em busca de pesquisar dicas e referências na Internet e confesso que fiquei um tanto desapontada com os resultados. A maior parte dos sites trata destes encontros de maneira demasiadamente convencional e infantilizada.

Como minha sobrinha estava totalmente aberta a fazer algo fora do padrão (tanto em relação às brincadeiras como em relação ao cardápio), propus um cardápio simples mais que levava em conta a praticidade ao servir e obviamente a estação, pois apesar de nem sempre parecer, ainda estamos no verão e os legumes, frutas e sucos naturais são bem vindos!
Como opção salgada fizemos:Mini sanduiches de presunto de parma e mussarela de bufala, Cake de legumes e Trouxinha de cogumelos

Como opção dos doces fizemos: Salada de frutas tropicais com creme de baunilha e merengue, Muffins de banana, Muffins de laranja com nozes e tamaras e Mini bolo de nozes com creme de damascos. Aliás, abrindo um parenteses, sempre tive uma certa frustração com as receitas de muffins que havia testado antes. Não ficavam tão apetitosos e vistosos quanto os que encontramos nos hemisfério norte e por isso decidi ir até a fonte e encontre um site ótimo que dá várias receitas de muffins e outros pequenos doces. O site é http://www.joyofbaking.com/ Aproveito aqui e publico a receita de muffin de banana. São excelentes as receitas!


Para terminar fiz pequenos macarrons de amora e de pistache. Para quem não conhece os macarrons são doce tipicos na França e por lá muito fáceis de achar. Aqui em Curitiba começam a ser conhecidos graças a alguns locais como Lucca Café, Provence e Sel et Sucre que produzem ou comercializam. A base deste doce é somente um merengue e farinha de amendoas. O recheio e as cores podem ter muitas variações.São simplesmente deliciosos!
Para beber, sucos de frutas diversas e refrigerantes, tudo bem fresquinho!
Enfim conseguimos fugir do convencional e proporcionar uma tarde agradável a um grupo de amigas que vieram compartilhar com minha sobrinha a alegria da espera.
Um abraço a todos,
Telma


Muffin de Banana
245 Gramas de Farinha
100 Gramas de açucar branco granulado
50 Gramas de açucar mascavo
1 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
65 gramas de chocolate branco cortado em pequenos pedaços
2 ovos grandes batidos ligeiramente
113 gramas de manteiga sem sal, derretida e fria
454 gramas de banana caturra madura amassada (mais ou menos 3 bananas grandes)
1 colher de chá de extrato de baunilha
Guarnição: 1 banana grande

Em um bowl grande misture a farinha, os açucares, o fermento, o bicarbonato, o sal e o chocolate branco. Separe.
Em um outro bowl misture os demais ingredientes liquidos.
Devagar e sem mexer muito misture os ingredientes liquido aos sólidos até que a mistura esteja homogenea, tomando o cuidado de não bater muito pois o muffin crescer menos.
Coloque em forminhas para muffin (de papel ou de metal - neste caso untadas e enfarinhadas) e preencha a forma com 2/3 de massa. Coloque uma fatia de banana sobre cada um. Leve para assar em forno previamente aquecido em temperatura de 180º, por aproximadamente 20 a 25 minutos ou até que esteja crescido e dourado. Rende aproximadamente 12 muffins.

4 comentários:

Ana Teresa Londres disse...

Oi Telma,
Muito boa esta postagem. Dá uma ótima idéia do teu trabalho e a paixão por ele.
Vá em frente.
bjs
Ana

Andrea Gatti M. Padua Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Gatti M. Padua Lima disse...

Telminha,
muito legal essa sua postagem, adorei..
e sabe que tb sempre me frustei com as receitas de muffins, não são ruins, mas diferente do que vemos como referencia dos EUA..testarei sua receita tb!
bjao e sucesso!
Dea Gatti

Cacá disse...

Boa tarde Telma, tudo bem?

Gostaria de saber seu e-mail para poder lhe enviar uma apresentação de minha empresa. Nós produzimos e comercializamos artigos de panificação como croissants, folhados, pães de queijo e similares.

Creio que talvez possa ser de seu interesse para certos tipos de eventos.

Meu e-mail é marcel@saboresabor.com.br

Obrigado pela atenção,

Aguardo retorno.