A idéia do Blog começou com minha viagem a Paris em Setembro e Outubro. A intenção era compartilhar de forma mais fácil e democrática minhas experiências gastronômicas em terras francesas.
Após meu retorno senti falta das postagens e decidi portanto dar continuidade ao blog com dicas de restaurantes, receitas e eventos que o L'atelier realiza.

sábado, 20 de setembro de 2008

A cozinha de Joel Robuchon - Ecole Lenotre - 15 a 19 de Setembro

Olá,
Terminada a semana de curso no Lenotre o saldo é positivo, com ressalvas.
Fizemos coisas muito interessantes, mais fiquei um pouco com a sensação de "deja vu" pois a metodologia é sempre a mesma toda semana. Isso significa sempre começar a semana preparando os "mis-en-place" para no final da semana montar todos os pratos e mostrar ao restante da escola a produção feita. Tem um "quê" de espetáculo que me incomoda um pouco, mais nada grave.
O resumo da ópera da cozinha de Joel Robuchon, ao menos da visão da Escola Lenotre, é sempre uma releitura dos clássicos, usando materiais e ingredientes nem sempre tão comumente utilizados. Por exemplo um nabo (que nunca fui muito fã...) que é lentamente cozido com manteiga, canela e um caldo de aves, que acaba resultando em um acompanhamento bonito e saboroso (por incrivel que pareça) que foi servido com um peito de pato também temperado com especiarias e servido com uma redução de um molho de aves.

Para minha alegria fizemos duas receitas com cordeiro, as duas maravilhosas. Uma foi uma paleta que foi cozida em "sous vide" em baixa temperatura por 24 horas e depois somente "caramelizada". A outra foi um assado com ervas e crosta de sal, derrete na boca!


Fizemos ainda algumas receitas com "Fois Gras". Uma delas com feito "a la plancha" com uma "marmelada" de maçã e grapefruit ou pamplemousse. Sobre ele um molho super intenso a base de gengibre.


Fizemos ainda um peito de pombo com fois gras e também um ravioli recheado com lagostim e coberto com uma emulsão de fois gras.
Uma das minhas receitas prediletas foi a de lagosta, trabalhosissima mais maravilhosa!




Preparamos ainda um "ris de veau" que os franceses tanto apreciam mais que eu não consigo achar graça muito pela textura desta glandula que nos vitelos é bem desenvolvida e no boi praticamente desaparece, por isso se transforma numa iguaria.



Esta semana tive ainda a oportunidade de conhecer alguns outros colegas, de outra turma quando fomos jantar em um restaurante marroquino em Plaisir onde nos empaturramos de couscous! Fui a convite da Andrea (na foto em destaque) que é uma brasileira que está no programa de formação de longa duração com foco em patisserie. Ela é muito agradável e tem sido boa companhia.

Para evitar qualquer possibilidade de frustração resolvi mudar de planos e passar aos doces na próxima semana e por isso estarei às voltas com tortas e docinhos. Não sei o que vai ser de mim... Não dá para não provar as coisas e inevitavelmente estamos comendo o tempo todo!
Nesta sexta feira me mudei de Plaisir e estou agora em um apartamente tipicamente Parisiense: antigo, minusculo (20 metros!) e ouve-se tudo o que os vizinhos falam... Mais pelo menos agora eu posso sair de "casa" e encontrar movimento e vida fora. É no 7º Arrondissimente e tenho a uma quadra de mim frutas, supermercado, lavanderia, boulangerie, enfim tudo o que preciso para viver. Por isso estou satisfeita e farei tudo para relevar possiveis incomodos com o apartamento.
Beijos a todos!
Telma