A idéia do Blog começou com minha viagem a Paris em Setembro e Outubro. A intenção era compartilhar de forma mais fácil e democrática minhas experiências gastronômicas em terras francesas.
Após meu retorno senti falta das postagens e decidi portanto dar continuidade ao blog com dicas de restaurantes, receitas e eventos que o L'atelier realiza.

domingo, 7 de setembro de 2008

Fim de Semana em Paris - 6 e 7 de setembro de 2008


Olá!
Após uma semana intensa e super positiva é chegado o final de semana.
Meus sentimentos são um misto de animação e excitação para ir a Paris e aproveitar o dia ensolarado após uma semana chuvosa, mais ao mesmo tempo um sofrimento considerável pelas dificuldades em me movimentar a partir do isolamento absoluto que é a cidade de Plaisir onde estou hospedada em função da localização (absurda!) da escola Lenotre.
Sexta feira após o fim do curso fui a Montmartre e a Madeleine para visitar as lojas de produtos de cozinha, ervas, trufas, etc. Alguns endereços estão publicados aqui. Ainda chovia e portanto o deslocamento ficou meio complicado. Decido então desistir de brigar com vento e entro na Fauchon para uma taça de vinho e um prato de queijos e presunto de parma. E termino minha sexta feira em Paris aí antes de voltar para Plaisir e ter um super trabalho para chegar ao hotel. Ufa!
Sábado foi maravilhoso em Paris!
A cidade estava super ensolarada e todos resolveram aproveitar. Abaixo algumas fotos:

Jardin des Tulleries

Place des Vosges


Passei ainda para ver as vitrines dos “Plats a emporter” da Boutique Lenotre afinal de contas o assunto do curso ainda estava bem "fresco". É impressionante as coisas que eles fazem, bem como a preocupação com a aparência e os detalhes. As Boutiques Fauchon e Hediard, ambas na Place Madeleine, estava fantásticas também.
Boutique Lenotre

No fim do dia fui jantar no L’Atelier do Joel Robuchon.
A reserva para o jantar só pode ser feita para às 18:30 , super cedo e ainda com sol nesta época do ano. O interessante é que as 18:30 todos estão em fila na frente do restaurante, tanto os que têm reserva quanto os que não têm. Se alguém desiste ou ainda chega atrasado, não tem chance, é dado lugar então aos “sem reserva”. Eu havia feito reserva pela internet mais para variar havia um problema e tinham perdido meus dados então fiquei na turma dos esperançosos. São 36 lugares ao todo sendo que 32 são em volta da “cozinha” onde pode-se ver tudo o que está acontecendo e 4 lugares são fora da “ilha”. Acabei nestes 4 lugares fora. Bom, não preciso dizer minha cara de decepção. Foi tão grande que acabei ganhando um tour completo pela cozinha externa e também a interna onde todos os pré preparos são feitos para o mis en place. Super legal! Fiquei animadissima com a experiência e no fim me colocaram em volta do balcão e como eu estava sozinha todos foram super gentis e me deram pequenos mis en bouches e sorbet de manjericão antes da minha sobremesa.
Meus pratos foram:
LE CRABE ROYAL aux fines lamelles de raves épicées
LA CAILLE farcie de foie gras et caramélisée avec une pomme purée truffée
LA CHARTREUSE en soufflé chaud avec une crème glacée à la pistache

Eu não conhecia Chartreuse que é um licor de ervas super forte, 54º! Me deram um pouco para provar, o sabor no souflé fica bem forte, super intenso.

Bom após esta experiencia maravilhosa a outra nem tanto é voltar a Plaisir. Que novela!
O domingo foi devagar pois tiver que ir para o outro extremo da Ile de France, Argenteuil, pois na segunda começa minha formação no Centro de Formação do Alain Ducasse. Estou bem ansiosa pela experiência.
No fim da semana volto a postar!
Beijos
Telma