A idéia do Blog começou com minha viagem a Paris em Setembro e Outubro. A intenção era compartilhar de forma mais fácil e democrática minhas experiências gastronômicas em terras francesas.
Após meu retorno senti falta das postagens e decidi portanto dar continuidade ao blog com dicas de restaurantes, receitas e eventos que o L'atelier realiza.

domingo, 14 de setembro de 2008

Final de semana em Amsterdã!


Olá,
Olha que demais...Neste momento estou escrevendo o blog a partir de uma conexão wifi do trem Amsterdã- Paris... legal né?! Mundo super pequeno este...
Bom meu fim de semana foi super agradável, que apesar de ter começado com uma sexta feira chuvosa, terminou com um sábado e domingo ensolarado e agradável na presença dos bons amigos que me acolheram, Mariangela e Harry.
Na sexta feira saímos, com chuva e tudo para passear em um mercado aberto na região onde moram, foi interessante ver a diversidade de coisas, desde peixes até roupas, lado a lado em um mesmo mercado.
A noite fomos jantar em um restaurante bastante agitado chamado "Looks", fomos já no segundo turno do jantar e nos deparamos com uma equipe de garçons um tanto atrapalhados mais no geral comemos bem. Eles seguem também o conceito de cozinha aberta ao restaurante, é interessante poder sentir a "temperatura" da produção.Antes do jantar tinhamos ido até um lugar super tradicional chamado Fockink que desde o século 17 produz e serve uma bebida chamada Jenevers, que é como um licor (bem forte) encontrado e vários sabores. Gostei bastante da experiência e da bebida

Sábado de sol e fomos passear por um mercado aberto , Noordermarket, onde vi quase todo tipo de tempero, queijos, cogumelos e pudemos ainda provar o que alguns consideram ser a melhor torta de maçã de Amsterdã. Bem boa! Mais passeios, parada para ver as lojas (na maior parte das vezes com coisinhas de cozinha...), parada para uma cerveja, mais passeios e voltamos para casa para nos prepararmos para a noite irmos em uma festa de despedida de amigos do Harry e da Mariangela que estão indo para um longo periodo na Thailandia e Indonesia. A festa é um pouco diferente para os nossos padrões... várias tribos misturadas. Antes de irmos para casa uma parada para uma última cerveja no café do bairro - Diva's.

Manhã de domingo antes do meu retorno para Paris ainda tivemos tempo de um longo e agradável passeio em um dos maiores parques de Amstersdã - Vondelpark, super bonito e bem cuidado. Familias, crianças e pessoas praticando esporte e lógico, muita bicicleta! Bicicletas são uma capitulo a parte em Amsterdã! É o meio de transporte mais utilizado por toda a cidade e por onde se passa pode-se encontrar alguma "estacionada". É super legal ver que em alguns lugares a consciência ecológica está muito melhor desenvolvida. Falando em ecologicamente correto, um outro ponto que achei bem interessante é o "GreenWheels" que é um esquema de compartilhamento de uma frota de carros que estão disponiveis em vários locais da cidade. Voce se inscreve, recebe um cartão magnetico, paga uma taxa e agenda a utilização do carro somente quando voce realmente necessita. Neste momento voce chega no carro que estar estacionado em uma via publica, usa o seu cartão e utiliza o carro. Não sei bem de todos os detalhes, mais gostei da ideia de voce não ter que se ocupar o tempo todo com seu carro, especialmente considerando que a cidade é extremamente bem servida com transporte publico,além é claro das bicicletas!

Resumo da ópera, adorei ter voltado a Amsterdã depois de uns bons 15 anos se ter ido lá. A cidade é muito bonita com todos os canais, a diversidade arquitetonica e a unidade estética, além disso a cidade passa uma imagem democrática, talvez pelo grande mosaico cultural.
Sou grata a Mariangela e Harry pela atenção e cuidado em me mostrar os diferentes lados da cidade, mais em especial pela preocupação em falar e mostrar coisas ligadas à cozinha. Muitoo gentil!
Até o fim da semana quando volto a postar para contar do curso da semana - A cozinha de Joel Robuchon.
Beijo a todos,
Telma