A idéia do Blog começou com minha viagem a Paris em Setembro e Outubro. A intenção era compartilhar de forma mais fácil e democrática minhas experiências gastronômicas em terras francesas.
Após meu retorno senti falta das postagens e decidi portanto dar continuidade ao blog com dicas de restaurantes, receitas e eventos que o L'atelier realiza.

sábado, 13 de setembro de 2008

Finger Foods! Semana de 8 a 11 de setembro

Olá!
Apesar do atraso razoável na atualização das novidades é momento de reportar mais uma semana de formação concluida, desta vez no Centro de Formação do Alain Ducasse em Argenteuil Noroeste de Paris.
A proposta do curso desta semana eram "Finger Foods" isto é, comidinhas que se podem comer facilmente em recepções ou coquetéis.
A escola tem uma proposta pedagógica e uma organização bem diferente da escola Lenotre onde estive na semana passada. Aqui o processo pedagógico é muito mais estruturado e formal e sempre segue a linha: Explicar - Mostrar - Praticar e todos fazem tudo juntos, sempre assessorados pelos ajudantes do instrutor. Todo o "mis-en-place" é feito por ajudantes e não pelos alunos o que nos deixou com mais tempo para realmente trabalhar nos pratos.
Outra coisa interessante é que em todos os dias os nossos almoços foram com os pratos que haviamos preparado pela manhã, então pudemos realmente testar e aprovar (ou não...) os pratos preparados.
A proposta do Centro de formação para os finger foods mostrou-se fortemente influenciada pela Italia, Espanha e sul da França, isto é, muito azeite de oliva, muitas ervas, muito tomate, etc. Dos quatro dias, um deles (na verdade duas tardes) foram dedicadas a sobremesas, sempre em porções pequenas. Algumas coisas muito boas!
Gostei bastante da experiência, apesar de alguns pratos terem sido muito simples, valeu a experiência tão distinta da anterior e também por ter tido acesso ao centro que tem uma estrutura belíssima, primando por tecnologia e design.
Algumas fotos dos pratos que preparamos durante a semana:




E não podiam também faltar os "sweet finger foods"!




Após a semana de dias puxados e com longas jornadas na cozinha, final de semana com descando merecido. Amsterdã aí vou eu!

Beijos a todos,
Telma